Why Nostr? What is Njump?
2023-07-11 00:12:31

⚡️Advogado Bitcoiner⚡️ on Nostr: Explicando para a gabriella e para quem pensa em iniciar uma faculdade de direito ou ...

Explicando para a e para quem pensa em iniciar uma faculdade de direito ou está no processo, falarei sobre minha experiência e meu conselho sobre não iniciar uma faculdade de direito hoje em dia.

Quando comecei o curso de direito era mil maravilhas, adorava ler, escutar os professores, colegas, estudar leis, achava bonito e elegante quem usava terno.... Eu me identificava como liberal, mas logo no inicio já tinha tido pequenos contatos com o libertarianismo, mas nada de mais. Porém no inicio era muito tranquilo, acreditava que o estado tinha um papel importante na sociedade mesmo que muitas vezes ele era inútil e atrapalhava mais do que ajudava.

Mas foi no 4º semestre que depois de muitos vídeos, leituras e afins comecei a me identificar como libertário e foi no 7º semestre que conheci e estudei e me aprofundei sobre o #Bitcoin, foi aí que tudo mudou....

Após me deparar com as ideias do libertarianismo, comecei a questionar muitos aspectos da sociedade, incluindo o papel do estado. Foi aí que percebi que a maioria dos professores e colegas defendiam de forma ferrenha o papel do estado na sociedade, e curso quase todo é isso, aquelas teorias loucas que na prática não serve pra porra nenhuma só para ficar mais tempo no curso e ir pagando com seu dinheiro suado. Sem contar que os debates em sala de aula sempre se baseavam em uma visão estatista, na qual o Estado era visto como o árbitro supremo e solucionador de todos os problemas sociais, e detalhe, não aceitavam opinião contrária, se você não concordava era criticado pelo professor.
Além disso, percebi que o ambiente acadêmico do curso de direito estava repleto de alunos que pareciam cegos em relação ao sistema. Muitos se contentavam em aceitar as narrativas políticas e jurídicas estabelecidas pelos professores (que por sua maioria eram socialistas), sem questionar ou refletir sobre os reais acontecimentos (sendo que é isso que importa).

O direito está totalmente ligado à política. Todas as leis, decisões judiciais e aspectos do sistema jurídico estão enraizados em considerações políticas. Isso significa que o processo de aplicação e interpretação da lei muitas vezes reflete a ideologia e os interesses dos legisladores, juízes e demais políticos corruptos e safados do sistema. Sabe aquele deputado corrupto e petista? Então ele decide sobre sua vida, e depois que vira lei você tem que estudar e aprender sobre ela. Sabe os 5 anos que você passou lendo e estudando muito? Então o STF, TSE, Xandão, juiz de primeiro grau, Mula13 etc, mudam em uma canetada, e fica por isso mesmo. É o verdadeiro exemplo que você estuda A e no Bananil executam Z. Decepcionante não é mesmo? Outra coisa, você não precisa ser nenhum gênio para perceber que na prática no Brasil Bostil não existe direito, ele está ligado ao interesse do estado e políticos, Constituição? A matéria mais inútil da faculdade, só olhar as decisões do imperador Xandão.

Fiz estágio em 2 órgãos da União Federal e 1 em um escritório de advocacia e foi o suficiente também para me deparar com muita coisa, desde a mamata do funcionalismo público até como o judiciário é imprestável, lento e inútil.

Se você quer só concurso, ok vai fundo, mas lembre-se que tem faculdades mais curtas, não precisa se sujeitar a 5 anos. Agora se você quer advogar, é outro desafio, primeiro porque tem advogado para você competir em toda esquina, segundo que a grande maioria das áreas estão saturadas, terceiro que você fica sujeito a OAB, outro órgão sujo e que há pessoas cheias de interesses que querem te engolir se for preciso. A OAB é uma máfia, você paga para fazer a prova, paga se reprova, paga para emitir um certificado, e paga anuidade. Sem contar que quando você vira advogado você só prospera de forma rápida e fácil quando você já é amigo dos caras lá de cima, para um recurso ser julgado rápido em 2ª instância só você tendo dinheiro, poder e influência. Agora se você só quer ficar na 1ª instância, é uma enrolação do caralho, judiciário afogado, lento, com péssimas decisões, e enquanto isso o cliente fica te pressionando, o advogado sem culpa, e ele pode te largar a qualquer momento.

Sem contar que se você quer advogar, você paga 5 anos de uma faculdade cara (um curso que poderia ser reduzido para 4 anos facilmente), paga a OAB, paga uma pós, tá, mas isso a maioria das pessoas tem, e você tendo “tudo isso”, você é só mais 1, nada demais. Sem contar que é uma área que você não consegue trabalhar fora do país.

Talvez, o que eu aprendi vendo na prática, melhor coisa é trabalhar de forma extrajudicial (fora do judiciário), ou nadar contra a corrente e ir para áreas pouco exploradas como direito tecnológico, ambiental... Melhor do que essas áreas que estão saturadas como civil, penal...
Porque eu digo tudo isso hoje? Porque quando entrei na faculdade com 18 anos eu tinha 0 visão de mundo, e só aprendi mesmo no último semestre e já estava tarde, aí resolvi terminar mesmo.

Um conselho? Não faça a faculdade de direito, isso é baseado na minha experiência e tudo o que vejo e vi, igual eu falei, você não precisa ser nenhum gênio para ver que “o direito” no Brasil não existe, não é respeitado e não será tão cedo, é baseado na política suja, estatismo e aos poderosos do sistema.
Author Public Key
npub17n7fe8p607xgzj2hzft5dsqvsus7mm3y0ceq0ta9a30s9akatq5sqh9y58