Conectados.site on Nostr: Nos limites da Mentalidade Revolucionária A "mentalidade revolucionária" se ...
Nos limites da Mentalidade Revolucionária
A "mentalidade revolucionária" se manifesta quando indivíduos ou grupos acreditam na necessidade de transformar radicalmente as estruturas existentes da sociedade ou até mesmo da natureza humana, utilizando a ação política como meio para alcançar essas mudanças.
Foi durante os períodos de mudanças socioeconômicas e políticas intensas, como a Revolução Francesa, que a mentalidade revolucionária ganhou destaque.
Uma das características centrais da mentalidade revolucionária é a crença fervorosa na capacidade de remodelar a sociedade ou a natureza humana.
Os agentes dessa mentalidade se consideram portadores de um futuro melhor, desconsiderando julgamentos morais ou éticos da humanidade presente ou passada, e justificam ações violentas ou autoritárias em nome do "bem maior".
A falta de consideração pelos direitos individuais e a diversidade de opiniões minam os princípios democráticos e os valores humanitários.
A essência totalitária e genocida da "mentalidade revolucionária" persiste, não importando os conteúdos ideológicos que adote em diferentes momentos e situações.
O Revolucionário não se sujeita a prestar contas senão a um futuro hipotético que ele próprio concebeu e está decidido a derrubar qualquer obstáculo que se oponha à transformação do mundo à sua imagem e semelhança. Ele é o inimigo supremo da humanidade, fazendo os tiranos e conquistadores da antiguidade parecerem modestos em suas ambições.
Ao longo de dois séculos, os movimentos revolucionários, suas guerras e o massacre de populações civis para consolidar seu poder resultaram em uma quantidade de mortes significativamente maior do que todos os conflitos bélicos, epidemias, terremotos e desastres naturais combinados desde o início da história humana. Guerras, genocídios, opressão, tudo isso foi perpetrado em nome da revolução.
Não há desculpas, não há justificativas. A "mentalidade revolucionária" precisa ser arrancada de nossos sistemas sociais e culturais. Chega de alimentar o fogo da divisão e da violência em nome de uma utopia.
Num mundo onde a "mentalidade revolucionária" é celebrada como o farol do progresso, ao longo dos séculos, ela nos trouxe não apenas promessas vazias, mas também uma trilha de cadáveres. Parece que o caos é o único legado verdadeiramente duradouro que podemos aspirar.
#revolucionario #mentalidaderevolucionaria #politica #politics #conectadossite
https://www.conectados.site/2024/03/nos-limites-da-mentalidade.html