Este é um ponto crucial, a meu ver: a entrada no Nostr é complexa, até estabilizar. Eu encontrei uma certa estabilidade por aqui com a seguinte configuração: Gossip no computador (escrita, sobretudo) e Amethyst no Android (imagens, leitura), só; ah, e o excelente Satellite pra me encontrarem na web. Não estou dizendo que não existam outros clientes bons, é só minha experiência e o fato de que a experiência é complexa pro principiante. O mesmo com os ditos "relays": a coisa só foi se estabilizando quando reduzi a uns 3 bons.
(nota: se o Gossip permitisse imagens - o que, se entendo, não permite (fato, M. Dilger (npub1acg…p35c)?) -, ficaria só com ele)
Depois deste sufoco inicial, tudo se estabilizou e a minha experiência por aqui é agora bastante boa (estou falando em termos de funcionalidade; há outras boas justificativas para permanecer no Nostr, mas este é outro ponto).
E este é o problema: pro iniciante é bem difícil. O certo, mas quem sou era para aconselhar?, seria (já aconselhando) ter um ponto de entrada 10, simples, mas muito, muito eficiente. Depois, aos poucos, o novato poderia optar por ferramentas mais sofisticadas, clientes e relays mais refinados, etc. Mas no início tem de ser uma espécie de ponto de entrada muito, muito eficiente e minimalista. Mas é só minha opinião.