Para mim, o mais difícil (e essencial) é encontrar formas de aceitar a comercialização de produtos e serviços em estabelecimentos físicos sem ser retaliado pelos governos.
Neste caso, acredito que apareceriam vários informantes (análogos aos "Fiscais do Sarney") que iriam denunciar a aceitação do bitcoin numa futura (e talvez inevitável) fase de proibição.
Ainda assim, o Bitcoin continua sendo o caminho... e talvez a Teoria dos Jogos possa esclarecer como países arquirrivais podem se beneficiar com a adoção antecipada de algo que é inexorável.
quoting note1p3n…w5q7Eu acho complicado ver um mundo bitcoinizado por alguns motivos:
1- Governos fizeram e fazem um ótimo trabalho para prender as pessoas no sistema fiat. Se vc recebe fiat e pensa em poupar, vc sempre vai colocar esse dinheiro para de alguma forma financiar o próprio governo. Se vc financia o próprio governo, vc nunca vai querer que o governo desande e você perca dinheiro. Por esse motivo, quando um governo começa a fazer muita merda e as pessoas com recursos investidos começam a perder muito dinheiro, existe uma pressão para impeachment e assim retirar a pessoa do governo e começar um novo ciclo de recuperação. As pessoas com expertise e informação geralmente ganham nas duas pontas.
2- As pessoas estão acostumadas com investimentos com algum ganho nominal, essa ilusão não existe no bitcoin, e é difícil colocar na cabeça do pessoal, que algo com oferta limitada tem um ganho potencial muito maior que juros de uma moeda inflacionária.
3- O governo sempre fecha as portas para as conversões de moedas, dificultando a troca, além disso, ele tem o poder de fiscalizar o comércio para que não se aceite nada além do que o Real. Em um mundo industrializado e globalizado, é difícil escapar desse controle governamental.