Why Nostr? What is Njump?
2024-10-03 15:56:50

radar on Nostr: Ao ler essa nota me peguei pensando no quando idsera pode ter esclarecido e muito, ...

Ao ler essa nota me peguei pensando no quando pode ter esclarecido e muito, como o ambiente #nostr pode ser “lido” para os recém chegados. Gosto de sua habilidade ao encontrar dificuldades em cenários de clientes e relay’s; enquanto na mesma proporção, os apresenta soluções para estes supracitados. Dito isso, fica claro: comparar experiências anteriores de outros ambientes, achando que pode ser igual aqui, é um erro que frustra os mais jovens usuários.

De modo geral, as redes sociais não são para todos as pessoas — embora, a ideia inicial do Marco digital, era amplamente conectar e aproximar todos os usuários uns dos outros. Mas com o tempo, passamos a perceber que alguns têm necessidades maiores que outros, seja: Aprovação; engajamento; curtidas e ou apenas um pulso elétrico forte, de interação; o que em #nostr, essa sinergia é construída diariamente e tijolo por tijolo (e pode não se desenvolver como estes imaginam, assim como também, velocidade que cogitam a cada nota).

A persistência também é valor a ser cultivado, no indivíduo aqui. Não falantes do inglês, também afeta essa ambientação — o que recentemente, tem aos poucos caído por terra, se você começar a fazer uma varreduras por perfis falantes da língua portuguesa (por exemplo); encontrará muitos novos usuários. Mas sobre a ótica de ter a “ATENÇÃO PERCEBIDA”, é uma dificuldade mais ampla para pensar — e está além do Nostr; por mais incrível que os protocolos possam ser.

Em suma, nunca haverá um ambiente perfeito. Mas estes podem escolher o que lhe agrada e seguir nessa direção; excluindo ou deixando de lado o que não.
Eu tenho percebido que é muito difícil existir uma recepção agradável no Nostr para pessoas que pensam completamente diferente da turma que habitou o Nostr inicialmente, maioria (Libertários/ Bitcoinheiros)
Se pessoas fora dessa bolha entrarem ,geralmente não encontrarão conteúdo que as satisfaçam, logo, se postarem algo em desacordo com o pensamento da maioria atual que está no Nostr, serão conflitadas de alguma forma. Isso acaba afastando esses usuários novos.
Além disso, funcionalidades que poderiam ajudar, como por exemplo o silenciar, atualmente não funcionam bem nos clientes, fazendo com que as pessoas mais sensíveis acabem vendo posts de pessoas que elas não gostariam.
Eu acho que a única solução para esses problemas é, iniciar essas pessoas no Nostr por meio de comunidades, assim elas estariam inicialmente expostas somente a conteúdos relacionados a essas comunidades específicas, tipo o que ocorre no Mastodon. Mas nada impediria que elas pudessem ver, se tiverem interesse, o feed global de tudo que é postado no Nostr, e assim encontrar novos usuários e conteúdos. A boa notícia é que algo assim existe no Nostr, desenvolvido pela , e já temos inclusive três comunidades listadas, cada uma com seu domínio próprio. Tem inclusive comunidade de mulheres, que pode ser acessada aqui: https://henhouse.social/.

cc
Author Public Key
npub120rmmsl94v2g9utt77gu2mp5mv6lv83l6573m6cg0vnkcldm7kuqunx44g