O Ataque do dia 7.
1ª guerra da história moderna envolvendo Israel e os árabes.
1. A Guerra da Independência de Israel, foi um conflito que ocorreu de 1948 a 1949 e foi o primeiro da história moderna entre árabes e israelenses.
Na foto, o capitão Avraham Bren, levantando a Bandeira de Israel em Umm Rashrash (atual cidade de Eilat), o que marcou o fim do conflito.

2. A guerra foi declarada pelos Estados árabes, quando a ONU votou a favor de dividir o mandato britânico da Palestina em um estado judeu e um estado árabe.
**Imagens de cinejornais sobre a Guerra Árabe-Israelense de 1948 e a independência de Israel.
3. A instalação do Estado de Israel na Palestina foi o resultado do fortalecimento do projeto político SIONISTA que basicamente defendia a criação de um Estado nacional para os judeus em resposta ao antissemitismo.
O termo SIONISMO deriva da palavra 'SIÃO' que significa 'CUME', 'lugar elevado' ou 'monte'.
Sião é uma das colinas próximas a Jerusalém, que foi conquistada pelo rei Davi durante os tempos bíblicos, e é considerado um dos lugares sagrados das três religiões abraâmicas: cristianismo, judaísmo e islamismo.

4. Após o I Congresso Sionista, foi decidido que Israel deveria ser criado na Palestina, local onde os judeus haviam habitado na Antiguidade, porém Palestina já era habitada pelos árabes, o que causou revolta imediata a esse povo.

5. Em 14 de maio de 1948, à meia noite terminou oficialmente o mandato britânico da Palestina, momento em que Israel declarou sua independência, que foi reconhecida imediatamente pela União Soviética e pelos EUA.

6. Ao longo daquele dia, o Estado de Israel foi proclamado em várias partes do território, e a guerra foi iniciada oficialmente, quando os exércitos de Egito, Síria, Líbano, Transjordânia, Iraque e forças árabes palestinas se uniram para retaliar Israel.

7. Neste conflito, o primeiro local atacado pelos árabes foi Tel Aviv, capital de Israel.
O ataque foi realizado pela força aérea egípcia, e logo, novos ataques aéreos aconteceram em novas regiões dominadas por Israel.

8. Em 11 de junho de 1948, um cessar-fogo por influência da ONU foi assinado, mas em menos de 1 mês foi rompido.
**Após o rompimento deste cessar-fogo, Israel se mostrou mais poderoso que seus inimigos, conquistando inúmeras novas posições no conflito.

9. Em 7 de janeiro de 1949, Israel saiu como grande vitorioso da guerra.

10. Durante a guerra, Israel perdeu somente 5 mil soldados, de um total de 30 mil.

11. Com a vitória nesta guerra, Israel ampliou seu território em uma área de 20 mil km², 75% da superfície da Palestina.
**Os palestinos perderam grande parte do território anteriormente atribuído a eles pela ONU.

12. Cerca de 900 mil palestinos foram expulsos das áreas que Israel dominou.
Essa população de palestinos refugiados se espalhou por diferentes partes do mundo.
Contando os descendentes daquela geração de 1948 com os de hoje, estima-se que 7 milhões de palestinos estão refugiados em diversas partes do planeta.
Israel até hoje não aceita o retorno dessas pessoas para a Palestina.

13. Para os palestinos, o conflito foi um verdadeiro desastre.
A derrota do povo palestino, ficou conhecida historicamente como "nakba", que em português significa "tragédia".

14. Israel Recuperou sua terra, que foi tomada a 2 mil anos, e fez com que os judeus fossem expulsos, e fugissem, conhecido como "diáspora judia".
