gak on Nostr: Na era das grandes navegações, piratas ingleses eram autorizados pelo governo para ...
Na era das grandes navegações, piratas ingleses eram autorizados pelo governo para roubar navios.
A única coisa que diferenciava um pirata comum de um corsário é que o último possuía a “Carta do Corso”, que funcionava como um “Alvará para o roubo”, onde o governo Inglês legitimava o roubo de navios por parte dos corsários. É claro, que em troca ele exigia uma parte da espoliação.
Bastante similar com a maneira que a Receita Federal atua, não? Na verdade, o caso é ainda pior, pois o governo fica com toda a riqueza espoliada, e apenas repassa um mísero salário para os corsários modernos, os agentes da receita federal.
Porém eles “justificam” esse roubo ao chamá-lo de imposto, e isso parece acalmar os ânimos de grande parte da população.
Não é por acaso que 'imposto' é o particípio passado do verbo 'impor'. Ou seja, é aquilo que resulta do cumprimento obrigatório -- e não voluntário -- de todos os cidadãos. Se não for 'imposto' ninguém paga. Nem mesmo seus defensores. Isso mostra o quanto as pessoas realmente apreciam os serviços do estado.
Apenas volte um pouco na história: os primeiros pagadores de impostos eram fazendeiros cujos territórios foram invadidos por nômades que pastoreavam seu gado. Esses invasores nômades forçavam os fazendeiros a lhes pagar uma fatia de sua renda em troca de "proteção". O fazendeiro que não concordasse era assassinado.
Os nômades perceberam que era muito mais interessante e confortável apenas cobrar uma taxa de proteção em vez de matar o fazendeiro e assumir suas posses. Cobrando uma taxa, eles obtinham o que necessitavam. Já se matassem os fazendeiros, eles teriam de gerenciar por conta própria toda a produção da fazenda.
Daí eles entenderam que, ao não assassinarem todos os fazendeiros que encontrassem pelo caminho, poderiam fazer desta prática um modo de vida.
Assim nasceu o governo.
Não assassinar pessoas foi o primeiro serviço que o governo forneceu. Como temos sorte em ter à nossa disposição esta instituição!
Assim, não deixa de ser curioso que algumas pessoas digam que os impostos são pagos basicamente para impedir que aconteça exatamente aquilo que originou a existência do governo. O governo nasceu da extorsão. Os fazendeiros tinham de pagar um "arrego" para seu governo. Caso contrário, eram assassinados.
Quem era a real ameaça? O governo. A máfia faz a mesma coisa.
Mas existe uma forma de se proteger desses corsários modernos. Atualmente, existe uma propriedade privada que NINGUÉM pode tirar de você, ela é sua até mesmo depois da morte. É claro que estamos falando do Bitcoin. Fazendo as configurações certas, é impossível saber que você tem bitcoin. Nem mesmo o governo americano consegue saber.
Published at
2024-01-31 12:16:23Event JSON
{
"id": "eb9607f2b36dab15ca39eb282f44c1b3a5c5b8e58865290024595bd6fc27333b",
"pubkey": "135d2b016eb41672477291ea7bcafe5f00e007dc6612610ff58a08655bc1b095",
"created_at": 1706703383,
"kind": 1,
"tags": [
[
"a",
"34550:135d2b016eb41672477291ea7bcafe5f00e007dc6612610ff58a08655bc1b095:Brasil"
],
[
"subject",
"Agentes da Receita Federal não são nada além de corsários modernos."
]
],
"content": "Na era das grandes navegações, piratas ingleses eram autorizados pelo governo para roubar navios.\n\nA única coisa que diferenciava um pirata comum de um corsário é que o último possuía a “Carta do Corso”, que funcionava como um “Alvará para o roubo”, onde o governo Inglês legitimava o roubo de navios por parte dos corsários. É claro, que em troca ele exigia uma parte da espoliação.\nBastante similar com a maneira que a Receita Federal atua, não? Na verdade, o caso é ainda pior, pois o governo fica com toda a riqueza espoliada, e apenas repassa um mísero salário para os corsários modernos, os agentes da receita federal.\nPorém eles “justificam” esse roubo ao chamá-lo de imposto, e isso parece acalmar os ânimos de grande parte da população.\nNão é por acaso que 'imposto' é o particípio passado do verbo 'impor'. Ou seja, é aquilo que resulta do cumprimento obrigatório -- e não voluntário -- de todos os cidadãos. Se não for 'imposto' ninguém paga. Nem mesmo seus defensores. Isso mostra o quanto as pessoas realmente apreciam os serviços do estado.\nApenas volte um pouco na história: os primeiros pagadores de impostos eram fazendeiros cujos territórios foram invadidos por nômades que pastoreavam seu gado. Esses invasores nômades forçavam os fazendeiros a lhes pagar uma fatia de sua renda em troca de \"proteção\". O fazendeiro que não concordasse era assassinado.\nOs nômades perceberam que era muito mais interessante e confortável apenas cobrar uma taxa de proteção em vez de matar o fazendeiro e assumir suas posses. Cobrando uma taxa, eles obtinham o que necessitavam. Já se matassem os fazendeiros, eles teriam de gerenciar por conta própria toda a produção da fazenda.\nDaí eles entenderam que, ao não assassinarem todos os fazendeiros que encontrassem pelo caminho, poderiam fazer desta prática um modo de vida.\nAssim nasceu o governo.\nNão assassinar pessoas foi o primeiro serviço que o governo forneceu. Como temos sorte em ter à nossa disposição esta instituição!\nAssim, não deixa de ser curioso que algumas pessoas digam que os impostos são pagos basicamente para impedir que aconteça exatamente aquilo que originou a existência do governo. O governo nasceu da extorsão. Os fazendeiros tinham de pagar um \"arrego\" para seu governo. Caso contrário, eram assassinados.\nQuem era a real ameaça? O governo. A máfia faz a mesma coisa.\n\n\nMas existe uma forma de se proteger desses corsários modernos. Atualmente, existe uma propriedade privada que NINGUÉM pode tirar de você, ela é sua até mesmo depois da morte. É claro que estamos falando do Bitcoin. Fazendo as configurações certas, é impossível saber que você tem bitcoin. Nem mesmo o governo americano consegue saber.\n\n",
"sig": "65f04fd5e1c14e8fe7d30a6b63d46c6e42fefbf2bcf9feb76ca984ec2b997e51e52e0dc55d9279f8343c88c1625d6e57d08cb6371c3b0b46a64c53c0e6c7556b"
}