dennysmvn on Nostr: Realmente a IA vai transformar rapidamente nosso futuro. Estou empolgado, mas também ...
Realmente a IA vai transformar rapidamente nosso futuro. Estou empolgado, mas também preocupado com as incertezas que virão e com a velocidade de tudo isso..
Implementei recentemente um MCP que chama uma API. E depois de entender o funcionamento por conta própria, é muito difícil não imaginar um futuro próximo onde a programação esteja acessível a qualquer tipo de pessoa sem nenhum conhecimento técnico, tudo graças as IAs.
Creio que nos próximos 3 anos teremos uma mudança radical em como os programadores trabalham, culminando talvez na extinção dessa função.
Acredito que este será o desenrolar dessa transformação:
1- Programação com IAs integradas às IDEs. (Neste momento)
Este é o cenário atual. Com empresas em crescente adoção nesse momento os programadores ainda trabalham de forma muito parecida, mas com um salto de produtividade muito grande, em seu próprio ambiente com a IA agindo mais como uma parceiro no desenvolvimento.
2- Integração das IAs a qualquer serviço digital / APIs via MCPs (em 1 a 2 anos)
Nesse ciclo já começaremos a ter uma mudança significativa no modo de trabalho.
Com a possibilidade da IA chamar APIs da AWS, Jira, Github entre outros serviços essenciais através de MCPs, o programador assume mais um papel de consultor e arquiteto dos projetos. Realizando prompts mais diretos de como a aplicação deve se comportar, e quais tecnologias ela deve usar. A parte de programação fica a cargo total da IA, e o programador realiza o code review.
3- Auto-suficiência (em 3 anos)
Nesse passo os modelos da IA já terão inteligência suficiente para tomar a melhor decisão arquitetural para novas aplicações, sem a necessidade de um desenvolvedor como consultor.
Aqui teremos a possibilidade de qualquer pessoa, sem conhecimento técnico, criar qualquer serviço que desejar.
Aqui o cargo de programador pode ser extinto, dando frente a um cargo muito mais próximo aos cargos de PMs e POs que temos hoje.
O mais bizarro é que eu realmente não acredito que vai demorar muito pra isso acontecer. Antes eu tinha um sentimento de que as mudanças aconteceriam em 10 anos…
Passaram apenas 2 anos, e eu acredito que em mais 3 anos não só será possível fazer tudo que descrevi, como também veremos todo o mercado já reorganizado a essa nova realidade de trabalho!
É algo incrível, mas ao mesmo tempo extremamente assustador.
Se qualquer pessoa conseguirá construir um serviço em segundos, como será a nova relação da humanidade com o consumo? Como será o marketing? Em breve teremos essas repostas…
Published at
2025-04-06 22:48:43Event JSON
{
"id": "c3ec16932d9bdbefd901f5293d47818979d6e0b3c8a2c003a1d8b7f5566fae59",
"pubkey": "b759fe435454f3892be12165444fd64d2e073806c7641b13dcf33475fd3a63b3",
"created_at": 1743979723,
"kind": 1,
"tags": [],
"content": "Realmente a IA vai transformar rapidamente nosso futuro. Estou empolgado, mas também preocupado com as incertezas que virão e com a velocidade de tudo isso..\n\nImplementei recentemente um MCP que chama uma API. E depois de entender o funcionamento por conta própria, é muito difícil não imaginar um futuro próximo onde a programação esteja acessível a qualquer tipo de pessoa sem nenhum conhecimento técnico, tudo graças as IAs.\n\nCreio que nos próximos 3 anos teremos uma mudança radical em como os programadores trabalham, culminando talvez na extinção dessa função.\n\nAcredito que este será o desenrolar dessa transformação:\n\n1- Programação com IAs integradas às IDEs. (Neste momento)\n\nEste é o cenário atual. Com empresas em crescente adoção nesse momento os programadores ainda trabalham de forma muito parecida, mas com um salto de produtividade muito grande, em seu próprio ambiente com a IA agindo mais como uma parceiro no desenvolvimento.\n\n2- Integração das IAs a qualquer serviço digital / APIs via MCPs (em 1 a 2 anos)\n\nNesse ciclo já começaremos a ter uma mudança significativa no modo de trabalho.\n\nCom a possibilidade da IA chamar APIs da AWS, Jira, Github entre outros serviços essenciais através de MCPs, o programador assume mais um papel de consultor e arquiteto dos projetos. Realizando prompts mais diretos de como a aplicação deve se comportar, e quais tecnologias ela deve usar. A parte de programação fica a cargo total da IA, e o programador realiza o code review.\n\n3- Auto-suficiência (em 3 anos)\nNesse passo os modelos da IA já terão inteligência suficiente para tomar a melhor decisão arquitetural para novas aplicações, sem a necessidade de um desenvolvedor como consultor.\n\nAqui teremos a possibilidade de qualquer pessoa, sem conhecimento técnico, criar qualquer serviço que desejar. \nAqui o cargo de programador pode ser extinto, dando frente a um cargo muito mais próximo aos cargos de PMs e POs que temos hoje.\n\nO mais bizarro é que eu realmente não acredito que vai demorar muito pra isso acontecer. Antes eu tinha um sentimento de que as mudanças aconteceriam em 10 anos…\n\nPassaram apenas 2 anos, e eu acredito que em mais 3 anos não só será possível fazer tudo que descrevi, como também veremos todo o mercado já reorganizado a essa nova realidade de trabalho!\n\nÉ algo incrível, mas ao mesmo tempo extremamente assustador. \n\nSe qualquer pessoa conseguirá construir um serviço em segundos, como será a nova relação da humanidade com o consumo? Como será o marketing? Em breve teremos essas repostas…",
"sig": "3df3cb0f9b260821a49f62f3a2474ed23bfe55e4086063f0d94d4d1524af44bf72ac773398e197dfad79773abac93e9b0d3350449c85d3fd82b793c314cd884e"
}