Why Nostr? What is Njump?
2025-03-28 18:50:00

Revista Oeste (RSS Feed) on Nostr: Deltan Dallagnol: ‘Quem é o ministro mais suspeito para julgar Bolsonaro?’ Em um ...

Deltan Dallagnol: ‘Quem é o ministro mais suspeito para julgar Bolsonaro?’


Em um vídeo, o ex-procurador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, relembrou o histórico dos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, que compõem a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Por unanimidade, a 1ª Turma tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados réus por uma suposta tentativa de golpe de Estado.




https://twitter.com/deltanmd/status/1905645828238118957




A defesa de Bolsonaro solicitou a suspeição dos ministros, alegando falta de isenção no julgamento. No entanto, o tribunal rejeitou o pedido, o que alimentou ainda mais as críticas à condução do caso.


Zanin, Dino e Moraes têm conexões explícitas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal adversário político de Bolsonaro.


As relações entre os ministros e Lula



O recém-empossado ministro do STF Cristiano Zanin e o presidente Lula, em cerimônia na Corte - 03/08/2023 | Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República


Cristiano Zanin, antes de entrar no STF, foi advogado de Lula e peça-chave na anulação de suas condenações, facilitando seu retorno político. No passado, também moveu uma notícia-crime contra Bolsonaro.


Flávio Dino, ex-ministro da Justiça de Lula, é alvo de polêmicas por sua atuação nos eventos de 8 de janeiro. Ele chefiou a Polícia Federal, responsável por investigar Bolsonaro, e já fez declarações fortes contra o ex-presidente, o que põe em xeque sua neutralidade.


Já Alexandre de Moraes, teve embates diretos com Bolsonaro e teve papel central nas eleições de 2022. Relatos indicam que participou de reuniões privadas com Lula, e seu posicionamento contra o ex-presidente gera questionamentos sobre sua isenção no julgamento.


Na visão de Deltan, considerando o histórico dos ministros citados, não há chances de Bolsonaro ser julgado com neutralidade.



"É esse o trio de suspeitos que vai julgar o Bolsonaro. Isso junto com outros dois ministros reindicados pelo PT", afirmou. "Como que três juízes tão próximos de Lula podem ser imparciais ao julgar o seu maior adversário? Como ter um julgamento justo quando os próprios ministros têm histórico de disputa política, de inimizade, de brigas na justiça com réu?"



https://revistaoeste.com/politica/ameaca-a-democracia-agressor-da-verdade-e-pai-do-orcamento-secreto-o-historico-de-ofensas-de-dino-a-bolsonaro/
As críticas foram publicadas entre 2014, depois de Dino ser eleito governador do Maranhão, pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e 2022, quando era ministro da Justiça do governo Lula. 


Ação contra Bolsonaro é 14 vezes mais rápida que Mensalão


O ministro Alexandre de Moraes, do STF, tem conduzido com velocidade incomum o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas, da qual é relator.


Elas são acusadas de integrar a chamada "trama golpista" de 2022, um suposto plano para articular um golpe de Estado depois da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais daquele ano.


A denúncia, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 18 de fevereiro de 2025, foi analisada pela 1ª Turma do Supremo na última terça-feira, 25 – apenas 35 dias depois de sua formalização. Essa celeridade é 14 vezes superior ao ritmo do julgamento do escândalo do Mensalão, um dos casos mais emblemáticos da história do tribunal.


A pressa no andamento do processo não é casual. O STF busca garantir que o julgamento do mérito ocorra ainda em 2025, a fim de evitar que o caso se arraste até 2026, ano de eleições federais. Moraes teme que a proximidade das eleições possa influenciar politicamente o desfecho do caso ou seja explorada por apoiadores de Bolsonaro.


A condução veloz do caso não é uma novidade na atuação de Alexandre de Moraes, conhecido por imprimir rapidez em processos de grande repercussão, especialmente aqueles ligados a Jair Bolsonaro e seus apoiadores.


+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/deltan-dallagnol-quem-e-o-ministro-mais-suspeito-para-julgar-bolsonaro/
.


https://revistaoeste.com/politica/deltan-dallagnol-quem-e-o-ministro-mais-suspeito-para-julgar-bolsonaro/
Author Public Key
npub1hat8jhke7znnadnl4ea6dltdwqgjpwrgtvnkgqa369kxzjhp5wms7z45fj