Why Nostr? What is Njump?
2025-03-02 13:07:35

Diego Gonçalves on Nostr: Já refletiu que não levará muito tempo para que sejamos cinzas ou um esqueleto, e ...

Já refletiu que não levará muito tempo para que sejamos cinzas ou um esqueleto, e um nome ou nem sequer um nome? E o nome, porém, é um ruído e um eco, que rapidamente se esfarela no tempo?

Quanto às coisas as quais no decorrer de nossa existência gozam de elevado apreço, que não passam de coisas vãs que se deterioram, insignificâncias, pequenos cães que se mordem, disputas vazias e sórdidas, crianças que riem para logo depois chorarem?

E no que se refere a confiança e a boa-fé, o pudor, a justiça, a integridade e a sinceridade, que estas ecoam por toda eternidade; retiram-se para o Paraíso, se distanciando desta Terra de vastos caminhos?

O que, afinal, nos retém aqui, a considerar e efemeridade das coisas mundanas? E o que fazer diante disso? Creio firmemente que:

1. Vivamos cada instante em toda sua totalidade, reconhecendo que não há nada com que precisemos nos preocupar que não seja o aqui e o agora; que a satisfação que buscamos no futuro, já temos neste momento.

2. Façamos bem aos seres humanos, suportando-os com perseverança e deles não nos afastando; e construamos boas obras.

3. Lembremos que tudo aquilo que vemos de externo à nossa carne ou à nossa vida, em um nível mais profundo, é parte de nossa carne e a mesma vida que há em nós.

Inspirado em um aforismo de Marco Aurélio (121 - 180 d.C.), em sua obra Meditações.
Author Public Key
npub19zaclrld78g23fgsf5aczyqu94q80rau2jjxfct9a06fs0saf58q95xfa5