Why Nostr? What is Njump?
2024-09-12 11:33:45

El Nardo II on Nostr: # A ironia do julgamento de Jesus #curiosidades #Bíblia #fé #Cristianismo #cristão ...

# A ironia do julgamento de Jesus
#curiosidades #Bíblia #fé #Cristianismo #cristão

Jesus foi primeiramente levado à casa do sumo sacerdote Caifás e, enquanto era julgado ali pelos membros do Sinédrio na presença de inúmeras testemunhas falsas e contraditórias, Pedro estava um pouco distante, se aquecendo no pátio.

A ironia em dois pontos, comparando Jesus e Pedro:

### A identidade

Quase na mesma hora Jesus e Pedro foram questionados com a mesma pergunta: "Quem é você?", formulada de formas diferentes.

No caso de Jesus, para tirá-Lo do silêncio, pois Ele não respondia nada, Caifás o ajuramentou para forçá-Lo a dizer se era o Messias ou não. A resposta foi completa, Jesus não confirmou balançando a cabeça ou com uma resposta monossilábica quase indiferente, mas fez uma citação quase literal da profecia de Daniel 7 sobre a visão do Filho do Homem nas nuvens.

Os evangelhos relatam que foi exatamente nessa hora que os servos da casa de Caifás começaram a comentar sobre a ligação de Pedro com Jesus. Eles queriam uma confirmação de seu discipulado e Pedro não mentiu apenas uma, mas três vezes.

### A profecia

Enquanto Pedro era questionado, Jesus era humilhado na sala do sacerdote, cuspido, esbofeteado. Vendaram Seus olhos para ele e ordenavam que profetizasse quem estava batendo para que eles cressem ser Ele o Messsias.

Naquele momento estava sendo cumprida uma profecia feita horas antes. Mesmo em Seu silêncio durante o espancamento, Sua messianidade era provada no cumprimento exato e fiel da profecia de que Pedro O negaria três vezes antes que o galo cantasse duas.

Naquela noite, Pedro, sem perceber, estava provando que Jesus era o Cristo. E os membros do Sinédrio e seus pares também estavam cumprindo uma profecia ainda mais antiga, que Jesus já vinha fazendo há vários dias antes, sobre ser "injuriado e cuspido" em Jerusalém.

Isso sem contar a incoerência da ação do sumo sacerdote que, estando no lugar de aplicar a justiça, comete o ato profano contra a Palavra de Deus, de rasgar as vestes santas, o que era punido com morte.

A questão final observada é a sobernia de Cristo, sua messianidade e ministério proferido sendo confirmado mesmo em meio das situações humilhantes em que Se encontrava. Se você for fiel como Ele é, Deus manifestará ao mundo que você é digno do chamado que recebeu e ficará provado a sua autenticidade mesmo em situações humilhantes

* Baseado na LES de 12 de setembro, 3º trimestre de 2024, p. 82.
Author Public Key
npub1ymxlmrd2yd59g7x4uejzsgmn4xlglu0schl39m2mjx5nzfzl2hcs73hn6g