DiaboP2P₿ on Nostr: Você já ouviu falar que o Bitcoin é lento e caro? Pois é, muita gente não ...
Você já ouviu falar que o Bitcoin é lento e caro? Pois é, muita gente não entende como é que funciona a tecnologia por trás dele. Mas hoje eu vou te explicar rapidinho como funcionam as camadas do Bitcoin e como você pode navegar entre elas para usar da melhor forma. Bora lá?
A primeira camada é a própria blockchain do Bitcoin. Nessa camada, todas as transações são registradas de forma segura e imutável. Isso garante que ninguém possa falsificar ou apagar transações.
Tudo isso em cima de uma infraestrutura ou seja, Proof of Work. Mas tem um detalhe.
Como os blocos são limitados, o Bitcoin consegue processar apenas cerca de 7 transações por segundo. Isso significa que em momentos de alta demanda, a taxa sobe absurdamente e o tempo de espera também aumenta. Então, para transações grandes e que exijam segurança, essa vai ser sempre a melhor opção.
Agora, se você precisa fazer transações rápidas e baratas, aí entra a segunda camada, Lightning Network. Essa camada funciona criando canais de pagamento entre os usuários, sem precisar registrar todas as transações na blockchain. E qual resultado isso traz? Transações instantâneas com taxa quase zero e mais privacidade. Imagina você poder pagar um café com Bitcoin em questões de segundos e sem pagar taxas caras por isso. Essa é uma solução para a escalabilidade do protocolo Bitcoin. Também possuem camadas que não resolvem só questão de velocidade, mas também de privacidade e anonimidade. Um exemplo é a camada Liquid, que também é uma segunda camada do Bitcoin.
Agora, e se eu te disser que Bitcoin não é só dinheiro? Soluções de terceira camada do Bitcoin permitem-se criar aplicações avançadas, como stablecoins, NFTs e até bancos comunitários descentralizados.
Vou citar aqui alguns exemplos de soluções de terceira camada. O RGB Protocol viabiliza a criação de ativos digitais na blockchain do próprio Bitcoin. O Padmin permite a criação de bancos privados comunitários na rede do Bitcoin. E o Taro Protocol viabiliza a emissão de tokens dentro da rede Lightning Network. Isso significa que o Bitcoin está evoluindo para além de um simples meio de pagamento. Ou seja, por ser um protocolo, ele vai criando ramificações de soluções, desde que respeite o seu protocolo base, que visa principalmente a segurança e a descentralização. Agora que você entendeu um pouco sobre o que são as camadas do Bitcoin, me diga, você já utilizou alguma segunda ou terceira camada do Bitcoin? Comente aqui qual camada você mais utiliza.
Published at
2025-03-25 03:22:58Event JSON
{
"id": "bc3f750426a07a7110199ea223f19446d4c6f0f354abbbae939fef4971c2f3b5",
"pubkey": "0e100275f54970b29c51b1acb6f9bdcbfda51a31526c642c88e271dfa07b109a",
"created_at": 1742872978,
"kind": 1,
"tags": [],
"content": "Você já ouviu falar que o Bitcoin é lento e caro? Pois é, muita gente não entende como é que funciona a tecnologia por trás dele. Mas hoje eu vou te explicar rapidinho como funcionam as camadas do Bitcoin e como você pode navegar entre elas para usar da melhor forma. Bora lá? \n\nA primeira camada é a própria blockchain do Bitcoin. Nessa camada, todas as transações são registradas de forma segura e imutável. Isso garante que ninguém possa falsificar ou apagar transações.\n Tudo isso em cima de uma infraestrutura ou seja, Proof of Work. Mas tem um detalhe. \nComo os blocos são limitados, o Bitcoin consegue processar apenas cerca de 7 transações por segundo. Isso significa que em momentos de alta demanda, a taxa sobe absurdamente e o tempo de espera também aumenta. Então, para transações grandes e que exijam segurança, essa vai ser sempre a melhor opção. \nAgora, se você precisa fazer transações rápidas e baratas, aí entra a segunda camada, Lightning Network. Essa camada funciona criando canais de pagamento entre os usuários, sem precisar registrar todas as transações na blockchain. E qual resultado isso traz? Transações instantâneas com taxa quase zero e mais privacidade. Imagina você poder pagar um café com Bitcoin em questões de segundos e sem pagar taxas caras por isso. Essa é uma solução para a escalabilidade do protocolo Bitcoin. Também possuem camadas que não resolvem só questão de velocidade, mas também de privacidade e anonimidade. Um exemplo é a camada Liquid, que também é uma segunda camada do Bitcoin. \nAgora, e se eu te disser que Bitcoin não é só dinheiro? Soluções de terceira camada do Bitcoin permitem-se criar aplicações avançadas, como stablecoins, NFTs e até bancos comunitários descentralizados. \nVou citar aqui alguns exemplos de soluções de terceira camada. O RGB Protocol viabiliza a criação de ativos digitais na blockchain do próprio Bitcoin. O Padmin permite a criação de bancos privados comunitários na rede do Bitcoin. E o Taro Protocol viabiliza a emissão de tokens dentro da rede Lightning Network. Isso significa que o Bitcoin está evoluindo para além de um simples meio de pagamento. Ou seja, por ser um protocolo, ele vai criando ramificações de soluções, desde que respeite o seu protocolo base, que visa principalmente a segurança e a descentralização. Agora que você entendeu um pouco sobre o que são as camadas do Bitcoin, me diga, você já utilizou alguma segunda ou terceira camada do Bitcoin? Comente aqui qual camada você mais utiliza. ",
"sig": "de0f26de2537ec915c76d0ebba0db37e456f9c53e39761a7b9a5db31f0b3eaa8a2caa074c66300c71e7d170e2fef6ca4c945f7694c4521a0cb888d7f8d206908"
}