Why Nostr? What is Njump?
2025-05-01 14:55:00

Revista Oeste (RSS Feed) on Nostr: ONGs exigem garantias de liberdade de protesto na COP30 Mais de cem ONGs da sociedade ...

ONGs exigem garantias de liberdade de protesto na COP30


Mais de cem ONGs da sociedade civil cobraram do governo Luiz Inácio Lula da Silva garantias ao direito de protestar durante a https://revistaoeste.com/tag/cop30/
. A conferência será realizada em Belém, no Pará, em novembro.


As organizações destacam a importância de permitir manifestações, especialmente depois de edições anteriores em países autoritários como Egito, Emirados Árabes e Azerbaijão.


https://revistaoeste.com/politica/desmatamento-na-amazonia-sobe-18-a-poucos-meses-da-cop-30/



A carta publicada na quarta-feira 30 visa a influenciar o Acordo de Sede da COP30, que estabelece normas logísticas e estruturais para o evento. As ONGs recomendam a proteção dos direitos humanos e civis, segurança e acessibilidade, além de participação ativa e transparência.


ONGs querem que COP30 proteja manifestantes de retaliações


Nos últimos três anos, as COPs ocorreram em locais onde as sugestões das ONGs foram ignoradas. A carta ressalta a inclusão de cláusulas de liberdade de expressão e proteção contra retaliação a manifestantes.


O texto ainda sugere que as autoridades de Belém respeitem os direitos civis dos participantes e nomeiem observadores neutros para registrar violações de direitos humanos durante o evento.




https://www.youtube.com/watch?v=o8dx2SvXZy4




Outro ponto das ONGs é a preocupação com o aumento dos preços dos hotéis em Belém. Elas propõem medidas proativas para garantir opções econômicas e seguras. O governo federal discute um Termo de Ajustamento de Conduta para evitar preços abusivos.


A carta foi assinada por organizações brasileiras e internacionais, como Anistia Internacional, Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais, Global Witness, Observatório do Clima e Youth Climate Leaders. Além disso, recebeu apoio do relator especial da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) Michel Forst.


Imprensa internacional prevê caos logístico em conferência



Polígono da COP30 em Belém, no Pará | Foto:
Augusto Miranda/Agência Pará


Em 10 de abril, a revista The Economist, uma das publicações mais influentes do Reino Unido, publicou uma reportagem crítica sobre a escolha de Belém como sede da COP30. O título da matéria já antecipa o tom da análise: prepare-se para uma "COP caótica”.


Logo nas primeiras linhas, a revista descreve Belém como uma cidade com infraestrutura limitada. O texto menciona buracos nas ruas, calor excessivo e esgoto a céu aberto como parte do cenário urbano. A falta de saneamento básico também ganha destaque: cerca de 40% das residências não possuem rede de esgoto, segundo a reportagem.


+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste


"Belém é uma cidade esburacada na Amazônia brasileira, quente, pontilhada de esgoto a céu aberto e com escassez de leitos de hotel", diz o texto. "Cerca de 40% de suas casas não têm rede de esgoto. E em novembro sediará a COP30, a cúpula do clima da ONU deste ano, que certamente será um caos."


Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-266/a-cop-dos-absurdos/
, reportagem de Carlo Cauti e Rachel Díaz para a Edição 266 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/ongs-exigem-garantias-de-liberdade-de-protesto-na-cop30/
.


https://revistaoeste.com/politica/ongs-exigem-garantias-de-liberdade-de-protesto-na-cop30/
Author Public Key
npub1hat8jhke7znnadnl4ea6dltdwqgjpwrgtvnkgqa369kxzjhp5wms7z45fj