Venoxo ☯️ on Nostr: O que caracteriza o fascismo entre as demais ideologias do mainstrean: (Lembrando que ...
O que caracteriza o fascismo entre as demais ideologias do mainstrean:
(Lembrando que estou abordando um fascismo desconsiderando a segunda guerra mundial)
> Diferente do liberalismo, que divide o cidadão do estado, formando uma sociedade atomizada, com diferentes grupos conflitantes (como os partidos), e onde a integridade nacional é subjulgada pelo lucro internacional.
> Ou do comunismo, resposta ao liberalismo, que utiliza do socialismo e da luta de classes como uma forma de coletivizar a sociedade, abolindo a propriedade privada dos meios de produção, para depois abolir o próprio estado (um método cuja eficiência, ou falta dela, é debatido entre comunistas e anarquistas desde muito tempo. Além de seu fim utópico).
O Fascismo, sendo resposta destas duas, inclui a sociedade no próprio estado e, através de seu sistema corporativo de participação popular, elimina a luta de classes e os atritos da sociedade atomizada liberal. Nenhum indivíduo é considerado como invisível ou sem importância ao estado, que o incluirá nas corporações.
O chefe de estado tem o dever de conduzir a nação nos assuntos abrangentes que não conferem as corporações e aprimorar o país como um todo.
O coletivo é a nível exclusivamente nacional. Mesmo havendo um senso coletivo, ainda é levado em consideração o fator da desigualdade necessária e da formação de uma elite nacional, onde há os mais habilidosos e capacitados.
No fascismo, o indivíduo aprimora suas capacidades com ajuda do estado.
No fascismo também é entendido que uma nação forte expande influências e barra o domínio estrangeiro, seja como for seu método de domínio. No fascismo, o estado está em constante ação, e da ação o fascismo teve sua origem.
O fascismo, por ser nacionalista, se adequada conforme as necessidades e tradições do país que o implementa, e se necessário, resgata tradições perdidas. Os liberais pensam como nos EUA, os comunistas pensam como na URSS, já os fascistas pensam como no seu país de origem.
> Seus métodos podem ser reformistas e pacíficos (como os de Oswald Mosley) ou revolucionários (como os de Mussolini).
Published at
2024-08-02 02:45:31Event JSON
{
"id": "1f6d3e3f18e49e80d5ac0d19bb1fe5d507c8166a8b220ae3ca8c510ca72e91a1",
"pubkey": "74ea67e63a9f958fbe57b6af2ceb5afc7567e4aeaddf2755e903f3fc223a5a4d",
"created_at": 1722566731,
"kind": 1,
"tags": [],
"content": "O que caracteriza o fascismo entre as demais ideologias do mainstrean:\n\n(Lembrando que estou abordando um fascismo desconsiderando a segunda guerra mundial)\n\n\u003e Diferente do liberalismo, que divide o cidadão do estado, formando uma sociedade atomizada, com diferentes grupos conflitantes (como os partidos), e onde a integridade nacional é subjulgada pelo lucro internacional.\n\n\u003e Ou do comunismo, resposta ao liberalismo, que utiliza do socialismo e da luta de classes como uma forma de coletivizar a sociedade, abolindo a propriedade privada dos meios de produção, para depois abolir o próprio estado (um método cuja eficiência, ou falta dela, é debatido entre comunistas e anarquistas desde muito tempo. Além de seu fim utópico).\n\nO Fascismo, sendo resposta destas duas, inclui a sociedade no próprio estado e, através de seu sistema corporativo de participação popular, elimina a luta de classes e os atritos da sociedade atomizada liberal. Nenhum indivíduo é considerado como invisível ou sem importância ao estado, que o incluirá nas corporações.\n\nO chefe de estado tem o dever de conduzir a nação nos assuntos abrangentes que não conferem as corporações e aprimorar o país como um todo.\n\nO coletivo é a nível exclusivamente nacional. Mesmo havendo um senso coletivo, ainda é levado em consideração o fator da desigualdade necessária e da formação de uma elite nacional, onde há os mais habilidosos e capacitados. \n\nNo fascismo, o indivíduo aprimora suas capacidades com ajuda do estado.\n\nNo fascismo também é entendido que uma nação forte expande influências e barra o domínio estrangeiro, seja como for seu método de domínio. No fascismo, o estado está em constante ação, e da ação o fascismo teve sua origem.\n\nO fascismo, por ser nacionalista, se adequada conforme as necessidades e tradições do país que o implementa, e se necessário, resgata tradições perdidas. Os liberais pensam como nos EUA, os comunistas pensam como na URSS, já os fascistas pensam como no seu país de origem.\n\n\u003e Seus métodos podem ser reformistas e pacíficos (como os de Oswald Mosley) ou revolucionários (como os de Mussolini).",
"sig": "c5d5a540d242f4a451c24a062c6ce5e9fa543fc22c236b8f04b75dd172bb72918e31e31b58ab7d17e16f4b96f70ee820c89da6f4b6eb6cf4e9ec7190f04d0677"
}