Why Nostr? What is Njump?
2023-06-25 16:10:57

Ancap.su on Nostr: #ancapsu #zap #nostr #btc Eu tenho uma tese sobre o que pode ter acontecido no "Golpe ...

#ancapsu #zap #nostr #btc

Eu tenho uma tese sobre o que pode ter acontecido no "Golpe do Prigozhin".

Minha primeira reação é que era tudo combinado com o Putin. Mas o discurso do Putin na manhã do dia 24 não encaixa com isso. Putin ficou muito mal com esse discurso. Então, o que pode ter havido?

1) Sim, havia a combinação original entre Putin e Prigozhin. Putin sabia que iria perder a guerra. Precisa expurgar do governo pessoas contrárias a ele para, quando a guerra acabar, ele não ser rifado. Prigozhin iniciaria uma revolta e todo mundo que aderisse a Prigozhin seria considerado traidor e expurgado.

2) A ideia, como falei, era colocar a culpa de tudo em Shoigu e Gerasimov. Exatamente nesse sentido o que Prigozhin estava fazendo.

3) Putin deixaria a coisa acontecer até chegar perto de Moscou, para ver quem iria aderir ao lado de lá e no final anunciaria um acordo parecido com esse que foi firmado mesmo. Putin se colocaria no papel de lider e grande árbitro apaziguador da história toda. Rifaria o Shoigu e o Gerasimov, perdoaria o Prigozhin e os soldados do grupo Wagner, mas... não perdoaria quem, no governo e nas forças armadas, tivesse aderido ao Prigozhin.

4) Em pouco tempo a guerra vai chegar ao fim com a derrota da Rússia, mas os traidores foram expurgados, a culpa colocada em Shoigu e Gerasimov e Putin continuaria no poder. Fraco, mas sobrevivendo.

Esse era o plano original. Mas o plano deu errado rapidamente porque muita gente aderiu ao Prigozhin. Putin percebeu que o descontentamento com a condução da guerra era muito maior que esperava. A população russa estava torcendo pelo Prigozhin e o grupo Wagner e muitas unidades do exército declarando lealdade a Prigozhin. Isso melaria o plano. Ele não tem como expurgar 50% dos oficiais das forças armadas. Pior, se continuasse desse jeito 90% das forças estaria do lado de Prigozhin em algum tempo.

Ele teve que criar um plano B! E aqui tudo deu errado.

5) Putin teve que fazer o discurso dele na manhã do dia 24. No discurso ele precisou se posicionar claramente contra o Prigozhin para indicar aos oficiais que não era para apoiar ele. Isso não estava nos planos, porque agora Putin não poderia mais fazer o papel de mediador que resolve o problema. Ele assumiu um lado. Mas ele não tinha alternativa, se não fizesse isso, veria seu governo inteiro se bandear para o Prigozhin e aí sim estaria acabado.

6) Trouxeram o Lukashenko para fazer o acordo que prevê as mesmas coisas originalmente pensadas para serem o acordo do Putin. O grupo Wagner e o Prigozhin foram perdoados. O golpe acabou. Mas certamente haverá expurgo dos oficiais que ficaram do lado de lá.

Embora o acordo no final tenha sido o mesmo, como não foi feito pelo Putin e contradisse frontamente o que Putin tinha dito no discurso, isso mostrou uma enorme fragilidade. Porque ele foi obrigado a aceitar um acordo com um grupo que, supostamente, estava contestando o seu poder, que ele próprio chamou de Traidor. Ele parece como tendo aceito todas as condições do Prigozhin.

Descrevo em detalhes meu ponto de vista no vídeo de hoje da Ucrânia. youtu.be/pOTMRsWtRTo
Author Public Key
npub19ljjj23d7fgy0gujlnh26a293p6uwawrrnpg7jlqfnhnard322gssd2rnj