Estávamos batendo um papo lá no meu canal no Telegram (http://t.me/investidordescentralizado) e mandaram o seguinte vídeo, o qual eu recomendo a visualização...
https://www.youtube.com/watch?v=y58l4PsIGBQ
O vídeo mostra de forma sucinta como se faz uma análise de endereços em #blockchain, ele usa o #bitcoin pra fazer a demonstração.
E aí eu gostaria de pontuar algumas coisas interessantes...
-Hoje existem grandes empresas que fazem a maior parte disso de forma automatizada, então meio que anula pessoas pequenas que possam fazer isso manualmente. Mas é uma bela habilidade pra aprender, etc.
-Um "problema" que eu vejo aqui é ter que confiar no #Maltego. Além dele ter uma versão paga, não necessariamente ele vai funcionar com todas essa funções por mais X tempos, então seria bom ter outra forma de fazer esse trabalho (talvez tenha mas eu não conheço).
-Essa análise funciona muito bem com blockchains abertas, ou seja, vai funcionar com #Ethereum, Bitcoin, ##USDT e qualquer outra dessas. Ele só não funciona com #Monero, visto que as transações são todas encriptadas pra você não ficar bisbilhotando na vida dos outros.
-Existem aspectos que, mesmo usando Bitcoin, você ainda consegue ter privacidade, assunto que trato com meus alunos no Método PAC. Exemplos: alternar endereços; evitar pontos de #KYC; gerir endereços que tenham contato com pontos de KYC; usar mixers e coisas do tipo.
Pra quem não conhece, esse é o Método PAC: https://go.hotmart.com/O69919638R?dp=1
Portanto, ainda existe sim uma boa possibilidade de privacidade com bitcoin, mas tem que ser mais cauteloso do que com Monero.