Perfeito, idsera (npub1vxd…rs50). Agora eu concordo plenamente contigo! Você foi absolutamente impecável. Aliás, irretocável não somente na sua nota, mas na thread inteirinha (incluindo as suas respostas nos comentários). Tá vendo como não "pego no seu pé"? (risos).
Ninguém quer um produto pronto. Sabemos perfeitamente que o Nostr é algo relativamente novo e, como tal, precisa de ajustes. No entanto, ele precisa ser minimamente funcional para os que aqui chegam, principalmente para aqueles vindos de fora da "bolha". A mariana (npub1c3n…js3w), por exemplo, relatou-me que tem usado o Nostr somente no "modo leitura", pois, segundo ela, não consegue nem sequer visualizar as próprias notas nos clientes web. Além disso, segundo ela, no Damus e no Primal também não recebe notificações sobre rigorosamente nada. E as pessoas também já relataram a ela que não recebem suas notificações nem mensagens privadas. Estamos nos falando no Signal!
Honestamente, eu tenho pena do desenvolvedor que não tem humildade para ouvir críticas. Na verdade, saber ouvir críticas deveria ser um pré-requisito para qualquer desenvolvedor que se preze! As "críticas" nada mais são do que feedbacks sobre a experiência de quem consome o seu produto! Ou seja, algo valiosíssimo para qualquer desenvolvedor que realmente esteja interessado em aprimorar seu aplicativo e, consequentemente, a experiência de quem utiliza seu software.
Os desenvolvedores precisam entender (e saber separar) que as tais "críticas" não retratam uma insatisfação com o desenvolvedor em si (pessoa física), mas tão somente uma frustração com a experiência (usabilidade) encontrada no app pelo próprio usuário.
Não é assim: "Aqui não tem com quem reclamar!". Esse discurso até assusta e, honestamente, até distorce os fatos. As pessoas não "reclamam", elas fornecem feedbacks. É óbvio que algumas pessoas o farão de forma mais rude, grosseira, mas cabe ao desenvolvedor saber entender que se trata, em 99% dos casos, de uma frustração pessoal com a experiência obtida no app pelo próprio usuário, nada contra o desenvolvedor em si.
Eu mesmo, por exemplo, sinto-me completamente inseguro de convidar pessoas do meu convívio social para o Nostr. Ah, e assim como o jack (npub1sg6…f63m), a lea (npub1n4s…4mvu), que também é desenvolvedora, confessou-me que também está pensando seriamente em criar seu próprio aplicativo também, pois não está satisfeita com as opções atualmente disponíveis. Segundo ela, "são todos muito mal feitos" (palavras dela!). Será uma coincidência, dois desenvolvedores talentosos estarem pensando em criar seus próprios apps por insatisfação com os já existentes?? Claro que não! Então, penso que o melhor que nós podemos fazer hoje pelo Nostr é fazer com que os desenvolvedores dos apps atualmente disponíveis ouçam os feedbacks de seus usuários. Além de, claro, saber recepcionar bem os que aqui chegam.
É isso, abraço.