Why Nostr? What is Njump?
2024-05-24 14:09:11

HoppeAna on Nostr: Acreditem se quiser: É Portugal ...

Acreditem se quiser: É Portugal
🫸🏻 ⛔️ 🫷🏿QUAL A VANTAGEM DO PRECONCEITO?

A sobrevivência de uma cultura depende do respeito a determinadas FRONTEIRAS, limites que separam os que estão dentro dos que estão fora.

Preservar tradições, refinadas durante séculos, foi o que levou determinado grupo a sobreviver até os dias de hoje. Não somos Tupis ou Astecas porque esses grupos permitiram a entrada de Europeus. Hoje vivem somente história.

Você já se perguntou por que Judeus só casam com Judeus? Essa é uma forma de criar uma BARREIRA, reforçando as FRONTEIRAS da sua cultura, ao impedir que outras a invadam.

O que hoje é interpretado como PRECONCEITO na verdade não tem nada de PRÉ. Essa é uma decisão consciente de conhecer o que existe FORA da sua cultura e decidir segregar-se, para evitar a extinção dos seus valores. É uma estratégia de DEFESA e não de ataque contra diferentes. Você faz o mesmo ao levantar um muro ao redor da sua casa e estabelecer regras que só se aplicam ali dentro e não aos seus vizinhos.

Note que isso não tem qualquer relação com figuras abjetas que usaram esse conceito como desculpa para ATACAR outras culturas. A partir do momento que você invade a propriedade alheia, você se torna criminoso. A diferença entre HERÓI e BANDIDO é vetorial ↔️. Você nunca viu super-heróis iniciando agressão contra inocentes, mas sim defendendo os seus de agressores externos.

A SEGREGAÇÃO foi uma estratégia vencedora escolhida por SELEÇÃO NATURAL ao longo do tempo. Grupos que não protegeram suas tradições - seja por não defenderem suas FRONTEIRAS físicas, seja por não defenderem suas FRONTEIRAS culturais - foram extintos.

Na primeira vez que viajei para a região Sul, era evidente que existia uma BARREIRA invisível: era impossível me disfarçar de morador local. A cor da pele, dos olhos, do cabelo, o sotaque, o modo de se expressar, tudo ligava um alerta de que eu era um FORASTEIRO e que por isso demandava atenção. Isso explica em parte o motivo de ser historicamente a região mais segura do país. Hoje isso está se perdendo com a contínua campanha do "somos todos iguais", que vem propiciando um clima receptivo aos diferentes... uma mistura cultural que a olhos inocentes parece muito correta. Hoje eu consigo me disfarçar de local e isso, apesar de ótimo para mim, é ainda melhor para pessoas mal intencionadas.

A Cultura é uma autoridade natural, geralmente sendo o maior valor de um indivíduo. Isso explica porque cristãos colocam Deus acima de todas as outras coisas, por exemplo. Acontece que isso é um problema para grupos que querem impor sua autoridade sobre os outros. As regras estatais recorrentemente competem com regras culturais e nessa disputa o político sempre irá perder. Seguir a Lei dos Homens ou a Lei de Deus? Respeitar a ordem do seu pai ou do Governador?

Qual a solução? Enfraqueça a cultura local. Misture tudo, removendo as FRONTEIRAS que fazem de você o que você é. Crie uma massa homogênea de "gente", incapaz de segregar o que é bom do que é ruim, afinal, isso seria "preconceito". Qual o problema da sua filha rebolar a busanfa até o chão ouvindo funk? Qual o problema do seu filho estudar pautas LGTV? Qual o problema da aula de religião ser sobre Umbanda? Qual o problema de abrir as FRONTEIRAS do seu país para imigrantes?

Bem, chegará o momento, como ao assistir uma simples partida de futebol da sua Seleção, onde você notará que se tornou um estranho dentro de sua própria casa. Seus valores são agora rejeitados pela maioria e pessoas como você se tornam mal vistas. Nada do que você e seus antepassados valorizam será passado para futuras gerações. Vocês foram apagados.

E aí, você sabe falar Tupi?

Texto de: Guilherme Rennó

Jogo de Sub-17 do Auxerre vs PSG:
Author Public Key
npub18z4uprsemsf4tcxdnfc8q2esk36g5rleqp6mw9ealtn2kmv8pxjswswrvz