Tava assistindo este vídeo do canal How Money Works sobre "The Rise and Fall of the Tech Bro" e fiquei relembrando alguns vídeos meus também..
https://youtu.be/kh8g92rn7bQ?si=t7zLpY3H44s4ILv-
Neste meu primeiro vídeo sobre IA, de 1 ano atrás, eu falo sobre como é exagerado que "IA vai acabar com seus empregos", no caso, de programadores.
https://youtu.be/O68y0yRZL1Y?si=vzAc-KxOqa1AeMED
Mas eu falei de um jeito muito otimista. Eu estava pensando em programadores como eu, pessoas que realmente gostam de programar e não acham que ficar estudando pra sempre é um problema.
O problema é que o mundo mudou. Desde o começo da bolha das startups a partir de 2010 a "maioria dos programadores" começou a ser constituído de pessoas que não gostam tanto de programar, não gostam de estudar, não querem ter que ficar evoluindo. Eu explico isso no meu vídeo de "Programação não é Fácil"
https://youtu.be/V7oUDL7E1g4?si=UeQPx9h8thQfaL04
Especialmente até 2021, a prática dos "Tech Bro" era de "Blitzscaling" ou Blitzkrieg Hiring, que era de contratar muito mais do que era necessário pra não perder pra competição. Isso gerou uma horda, dezenas de milhares de "programadores" contratados pra não fazer quase nada. Teve vários que faziam canais no YouTube ou TikTok mostrando como era o dia a dia de ganhar bem e não trabalhar nada.
E isso retro-alimentou ainda mais o interesse dos piores tipos de pessoas possíveis: os que acham que merecem ganhar muito sem fazer nada.
Nesse caso, depois do estouro da bolha de startups em 2022 e layoffs em massa, sim, I.A. é o prego no caixão pra expurgar essa massa inútil de pseudo-programadores. Até uma GenAI é capaz de facilmente substituir todo mundo que achava que programar era seguir meia dúzia de tutoriais e já era.
Continuo reiterando que GenAI será incapaz de fazer sistemas complexos do zero e substituir todos os programadores. Mas considerando que a régua tava super baixa, sim, como preto no caixão funciona super bem.
E como faz pra não ser desse grupo? Pra isso eu fiz meu canal inteiro. Comece por vídeos como este, de Aprendendo a Aprender e assista pelo menos a playlist de carreira.
https://youtu.be/oUPaJxk6TZ0?si=rvQNs4T6PX1I-xJo