FC MOBILE on Nostr: ## **Polêmica no Bitcoin Core: Remoção do limite do OP_RETURN** Recentemente, ...
## **Polêmica no Bitcoin Core: Remoção do limite do OP_RETURN**
Recentemente, surgiu uma pull request no repositório do Bitcoin Core propondo a **remoção do limite de 80 bytes** da instrução `OP_RETURN`, usada para armazenar dados arbitrários na blockchain. Isso acendeu um debate importante e polarizador dentro da comunidade, com várias personalidades importantes advogando contra e a favor da remoção, inclusive com comentário de colaboradores sendo excluídos no Github, e uma votação entre os desenvolvedores.
### **O que é o `OP_RETURN`?**
O `OP_RETURN` é uma operação de script no Bitcoin que permite marcar uma saída de transação como **inutilizável para gasto** e, opcionalmente, **anexar até 80 bytes de dados arbitrários**.
### **Argumentos contrários à remoção do limite**
**Crescimento descontrolado do tamanho da blockchain**
Armazenar grandes volumes de dados diretamente no blockchain compromete a leveza e a auditabilidade do sistema. Isso impacta especialmente nós completos que rodam com poucos recursos.
**Risco de spam e abuso**
Sem limites claros, usuários mal-intencionados podem preencher blocos com dados inúteis, tornando transações financeiras mais lentas e caras.
**Uso indevido e implicações legais**
Conteúdos ilícitos podem ser inseridos na blockchain de forma imutável, gerando risco para quem armazena e distribui cópias da cadeia.
**Desvio do propósito original do Bitcoin**
Muitos desenvolvedores argumentam que o foco principal da rede deve ser a **transferência descentralizada de valor**, não o armazenamento de dados.
### **Argumentos a favor da remoção do limite**
**Liberdade de uso e inovação**
Aplicações como OpenTimestamps, Veriblock, Omni, RGB e outros protocolos dependem do `OP_RETURN` para ancoragem segura. O limite atual impõe obstáculos técnicos e limita funcionalidades alternativas.
**Regulação natural via mercado**
O uso do `OP_RETURN` não é gratuito, usuários precisam pagar taxas por byte. Isso significa que o próprio mercado regula a demanda, desincentivando abusos.
**Evita uso de alternativas menos transparentes**
Com o limite de 80 bytes, muitos projetos recorrem a métodos obscuros ou não padronizados para incluir dados. Remover o limite incentivaria o uso de formas mais visíveis e auditáveis.
**Histórico de precedentes positivos**
O limite já foi alterado no passado (de 40 para 80 bytes, em 2015) sem grandes consequências negativas.
### **Um novo hard fork?**
Esta discussão revela uma tensão fundamental dentro da comunidade Bitcoin: **preservar a função monetária da rede** ou **permitir usos mais amplos**, mesmo que isso traga novos desafios técnicos e sociais.
Ainda não há consenso, com várias pessoas já dizendo que haverá um novo hard fork, mas a reação intensa à PR mostra que o debate sobre a identidade do Bitcoin continua muito vivo.
#Bitcoin #OP_RETURN #BitcoinCore #Descentralização
Published at
2025-05-03 00:47:08Event JSON
{
"id": "dccb3518f8baada324ad7ce7becd59f2950436d3c03be2cca85e23dbb3d1587f",
"pubkey": "04ce30c2c48aceca367178c984b8365bb1fdd2b59ff2929d68545a3459ea576a",
"created_at": 1746233228,
"kind": 1,
"tags": [
[
"a",
"34550:6b5ccfaae85436ea7de110077fa142d76a15be255c576dd8514121ea80b597e8:Bitcoin",
"",
"root"
],
[
"t",
"Bitcoin"
],
[
"t",
"bitcoin"
],
[
"t",
"OP_RETURN"
],
[
"t",
"op_return"
],
[
"t",
"BitcoinCore"
],
[
"t",
"bitcoincore"
],
[
"t",
"Descentralização"
],
[
"t",
"descentralização"
]
],
"content": "## **Polêmica no Bitcoin Core: Remoção do limite do OP_RETURN**\n\nRecentemente, surgiu uma pull request no repositório do Bitcoin Core propondo a **remoção do limite de 80 bytes** da instrução `OP_RETURN`, usada para armazenar dados arbitrários na blockchain. Isso acendeu um debate importante e polarizador dentro da comunidade, com várias personalidades importantes advogando contra e a favor da remoção, inclusive com comentário de colaboradores sendo excluídos no Github, e uma votação entre os desenvolvedores.\n\n### **O que é o `OP_RETURN`?**\n\nO `OP_RETURN` é uma operação de script no Bitcoin que permite marcar uma saída de transação como **inutilizável para gasto** e, opcionalmente, **anexar até 80 bytes de dados arbitrários**. \n\n### **Argumentos contrários à remoção do limite**\n\n**Crescimento descontrolado do tamanho da blockchain** \nArmazenar grandes volumes de dados diretamente no blockchain compromete a leveza e a auditabilidade do sistema. Isso impacta especialmente nós completos que rodam com poucos recursos.\n\n**Risco de spam e abuso** \nSem limites claros, usuários mal-intencionados podem preencher blocos com dados inúteis, tornando transações financeiras mais lentas e caras.\n\n**Uso indevido e implicações legais** \nConteúdos ilícitos podem ser inseridos na blockchain de forma imutável, gerando risco para quem armazena e distribui cópias da cadeia.\n\n**Desvio do propósito original do Bitcoin** \nMuitos desenvolvedores argumentam que o foco principal da rede deve ser a **transferência descentralizada de valor**, não o armazenamento de dados.\n\n### **Argumentos a favor da remoção do limite**\n\n**Liberdade de uso e inovação** \nAplicações como OpenTimestamps, Veriblock, Omni, RGB e outros protocolos dependem do `OP_RETURN` para ancoragem segura. O limite atual impõe obstáculos técnicos e limita funcionalidades alternativas.\n\n**Regulação natural via mercado** \nO uso do `OP_RETURN` não é gratuito, usuários precisam pagar taxas por byte. Isso significa que o próprio mercado regula a demanda, desincentivando abusos.\n\n**Evita uso de alternativas menos transparentes** \nCom o limite de 80 bytes, muitos projetos recorrem a métodos obscuros ou não padronizados para incluir dados. Remover o limite incentivaria o uso de formas mais visíveis e auditáveis.\n\n**Histórico de precedentes positivos** \nO limite já foi alterado no passado (de 40 para 80 bytes, em 2015) sem grandes consequências negativas.\n\n### **Um novo hard fork?**\n\nEsta discussão revela uma tensão fundamental dentro da comunidade Bitcoin: **preservar a função monetária da rede** ou **permitir usos mais amplos**, mesmo que isso traga novos desafios técnicos e sociais.\n\nAinda não há consenso, com várias pessoas já dizendo que haverá um novo hard fork, mas a reação intensa à PR mostra que o debate sobre a identidade do Bitcoin continua muito vivo.\n\n#Bitcoin #OP_RETURN #BitcoinCore #Descentralização",
"sig": "e06b216e2dc81a9c3c9783988044a198a6aaa4eba4b64a8ea7518453c23371336497984ecc73d2cfd4034030c360542ba5533f9d5122f86e8c754c3bffb8138e"
}