Why Nostr? What is Njump?
2024-10-17 14:29:32

AkitaOnRails on Nostr: Me dá uma raiva blog que escreve título bait que na matéria já diz que tá ...

Me dá uma raiva blog que escreve título bait que na matéria já diz que tá errado. Não, "chineses" não "quebraram" nada com "quântico".

Também mania de achar que só porque bota a palavra "quântico* tudo vira magicamente invencível.

Não, nossa criptografia não está em iminente risco de ser quebrada e nos levar de volta à idade da pedra.

A raiz dessa controvérsia nasce com o algoritmo de Peter Shor, de 1994 que, teoricamente, poderia quebrar chaves assimétricas. Como as usadas pra fechar SSL, o que quebraria a segurança da Web.

Desde pelo menos 2016 o NIST vem trabalhando em criptografia pós-quantica. Adivinhem: sabendo como computador quântico funciona, podemos criar algoritmos que usam seus pontos fracos e não são mais fáceis de quebrar. Algoritmos não são patos, parados esperando pra serem pegos.

Além disso, parece que apesar de facilitar quebrar alguns tipos de chaves assimétricas, computadores quânticos não são bons pra tudo - nem de longe -, em particular, são ruins pra quebrar criptografia simétrica. Seus HDs encriptados com AES-256 pra cima (acho que todo mundo usa AES-512) estão seguros.

Antes de computadores quânticos serem comercialmente viáveis (tá muitos e muitos anos de distância. Só governos e universidades e grandes big tech vão ter ambiente controlado de zero absoluto de temperatura), nós já teremos migrado pra Criptografia Pós-Quantica.

Mesmo Bitcoin, por exemplo, tem pesquisas já sobre pós-quantico. BitcoinPQ é um branch experimental disso. É questão de bater o martelo em quais algoritmos usar e como. Este whitepaper é um exemplo: https://bitcoinpq.org/

Fonte: https://delinea.com/blog/quantum-safe-encryption

Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Post-quantum_cryptography

Aprenda sobre computação quântica no meu vídeo: https://youtu.be/uaKWBl49mUI?si=K5LjmWICJ12Q6xhp
Author Public Key
npub1sf2se74xlzf7f7clm3dg28npaxghdy6pguzpsut30fjpwuaxrxcsrnhr57