Why Nostr? What is Njump?
2024-09-30 01:08:47

Otavio on Nostr: A FORJA: O PODER DA TRANSFORMAÇÃO (2024) Ontem fui ao cinema com minha esposa ...

A FORJA: O PODER DA TRANSFORMAÇÃO (2024)

Ontem fui ao cinema com minha esposa assistir The Forje (2024) esperando mais um filme clichê dos irmãos Kendrick. Afinal de contas eles entregaram todo o enredo no trailer. O que eu não esperava era o desenvolvimento do protagonista ser realizado de forma muito competente.

Esse filme é realmente emocionante porque mostra a conversão a Cristo de fato como um milagre. Mas não para aí. Afinal, o que vem depois de receber a Cristo? O Discipulado, e essa é a melhor parte do filme. Não se trata só de um jovem de 19 anos tomando um rumo na vida, assumindo responsabilidades, superando problemas da vida adulta, crescendo como homem etc.... E sim um neófito querendo aprender mais de Cristo, através do Discipulado de homens mais velhos.

Isso é algo que falta no Brasil. Irmandade, Fraternidade, Sociedade Secreta, Reunião do Terço, seja qual for o nome que se dê para isso, uma Igreja saudável precisa ter uma Reunião dos Homens. Mas muitas Igrejas não possuem. A União de Homens Batistas da CBB praticamente morreu, os Embaixadores do Rei ainda existem, mas não sei até quando. Eu só sei de uma coisa, aparentemente homens se reunindo para orar e ler a Bíblia se tornou algo obsoleto.

A geração antiga abandonou isso, e obviamente não tinha motivo para passar para a próxima. E mais uma tradição se perde enquanto o mundo vai de mal a pior. Eu realmente espero que o motivo não seja "o que os Incrédulos irão dizer". Porque quando o Pastor Jack reuniu os homens da Igreja Vintage para orar, ler a Bíblia, ler a Sistemática do Grudem enquanto comiam Churrasco e confessavam pecados, os ímpios do Porta dos Fundos ironizaram e inacreditavelmente muitos cristãos também.

Eu discordo de muitas coisas que o Pastor Jack faz, como vender curso de como parar com a Pornografia. Ele vende como "faça parte da nossa Fraternidade, pague esse valor aqui e receba a fórmula mágica para abandonar o pecado da imoralidade sexual". Enfim, não é de hoje que Reformados vendem curso de qualquer coisa enquanto criticam os Neopentecostais por venderem o Evangelho. Mas esse é outro assunto. O fato do Pastor Jack se reunir com os homens da Igreja dele é realmente algo bom e bíblico.

Discipulado, ou aconselhamento bíblico de homens cristãos não se faz pela Internet. Um grupo no zap não substitui uma reunião presencial onde há um Presbitério pregando algo específico ateniente à masculinidade bíblica. Enquanto essa realidade não mudar, vamos continuar reclamando que todas as mulheres são feministas e que os valores estão se perdendo, que a sociedade não respeita mais os homens e blá, blá, blá.

Eu continuo lendo Douglas Wilson e outros autores norte-americanos mas não tenho com quem conversar sobre a Teologia deles, porque muitos aqui no Brasil consideram Yago Martins e Victor Fontana exemplos de grande teólogos públicos. Ou seja, o número de seguidores desses Sojados cresce mais rápido do que a propagação de qualquer reflexão mais profunda sobre o papel dos homens cristãos, no casamento, no trabalho, na igreja e na sociedade.


Author Public Key
npub19hvj2zeg7ck8cj2p2az5y0gplllhgzzdu0khu5fhnpfmum5jspeqqcdjej