Why Nostr? What is Njump?
2024-09-20 20:44:23

El Nardo II on Nostr: # A Bíblia está incompleta? #curiosidades #Bíblia #Cristianismo #cristão Será ...

# A Bíblia está incompleta?
#curiosidades #Bíblia #Cristianismo #cristão

Será que alguns inscritos inspirados por Deus foram perdidos com o tempo? Não estou falando sobre livros deuterocanônicos (apócrifos) que há aos milhares por aí, nada disso. Estou falando de referências que a Bíblia faz a livros que não constam nela. Se a Bíblia cita um livro ou uma referência que não existe nela é indício de que precisamos sair procurando por aí os livros que faltam para termos a totalidade da Palavra de Deus?

### Os livros

• O estudante da Bíblia deve ter se deparado com várias referências a outros livros (rolos) que não vieram parar no cânon bíblico.

• O segundo livro de Samuel traz uma referência ao livro de Jasher.

• O primeiro livro de reis cita as crônicas dos reis de Israel, lembrando que os dois livros de crônicas que a Bíblia apresenta são crônicas exclusivas dos reis de Judá, o reino do sul.

• O segundo livro de crônicas cita o livro de crônicas do profeta Natã, talvez tenha sido ele que deu continuidade ao livro de Samuel, depois de sua morte e tenha começado o livro dos reis, mas também essas crônicas podem se referir a um livro diferente.

• Também o segundo livro de crônicas cita os livros de Semaías e Ido, ambos profetas. O relato afirma que cada um tinha escrito seu próprio livro, não se tratava de um livro em co-autoria. Tudo indica que eles eram contemporâneos. O fato de haver uma seção de genealogias nos livros deles elimina a palpite de que esses livros fossem trechos do que hoje conhecemos como o primeiro livro dos reis.

• Ainda no segundo livro de crônicas são referido os livro dos videntes. Talvez seja uma refência aos profetas Isaías e Jeremias que profetizavam na época de Manassés, mas é provável que também houvesse outros livros e outros videntes que não conhecemos.

• No Novo Testamento, Paulo escreve para os colossenses e cita uma carta que procedia de Laodiceia para Colossos. Tudo indica que a carta era de sua própria autoria e tinha sido escrita para Laodiceia e era vontade de Deus que ela também fosse lida em outras cidades. Outra possibilidade é que a carta que veio de Laodiceia tenha sido escrita para Èfeso, que também ficava na Àsia, relativamente perto de lá, e que a carta teria sido enviada para lá e depois para Colossos. Mas acho mais plausível que realmente Paulo tenha escrito uma carta aos laodicenses que a Bíblia não traz.

• Acho que teremos que mudar o nome da primeira carta aos coríntios, pois lá Paulo disse que já havia enviado outra carta antes dela. Então, a primeira aos coríntios seria a segunda e a segunda talvez nem seja a terceira, porque nesse ínterim pode ser que ele tenha enviado outras cartas.

### As referências

As referências ocorrem com mais frequência no Novo Testamento.

• Os evangelistas fazem várias referências de profecias feitas sobre o Messias para explicar que elas se haviam cumprido em Jesus. Uma delas afirma que estava profetizado que ele seria chamado nazareno. Acontece que nenhum livro canônico do Antigo Testamento fala sobre essa profecia. Poderia ser referência a um outro livro que não consta nas escrituras do Antigo Testamento ou, literalmente, uma profecia feita verbalmente pelos profetas antigos e que não chegou a ser registrada em livros. Já que o evangelista escreve que o que os profetas "disseram" (e aqui fica claro que foi mais de um) pode ter sido dito apenas e não escrito. A questão que fica é se essa profecia era antiga ou recente. Em Israel haviam profetas como a profetisa Ana, que viu o bebê Jesus no templo. Pode ser que a profecia tenha sido proferida por aqueles dias, porque uma profecia muito antiga seria difícil de ser guardada por tanto tempo sem registro escrito. Uma evidência de que seria uma profecia recente é que até Natanael, chamado por Jesus de um "verdadeiro israelita" não conhecia essa profecia e até disse: Pode alguma coisa boa vir de Nazaré? Também os integrantes do Sinédrio, exímios conhecedores das tradições orais do judaísmo, disseram que "da Galileia não se levanta profeta".

• Paulo fala aos atenienses sobre Jesus no Aerópago e cita poetas gregos. Obviamente era só uma estratégia de evangelismo de usar coisas conhecidas pelo público para, então, ensinar algo novo. Paulo não estaria dizendo que os poetas gregos eram inspirados e sugerindo que aquelas poesias pudessem ser usadas pela igreja como regra de fé.

• Judas cita, em sua carta, duas referências curiosas. Uma delas é a profecia que Enoque fez ainda no período antidiluviano. Deus pediu para que ele profetizasse sobre a volta de Jesus antes da sua primeira vinda! Depois de ler isso, poderíamos imaginar que Judas tivesse escrito isso por divina revelação, por vários motivos: (1) Não havia escrita antes do dilúvio, portanto não houve um registro de tal natureza e (2), caso houvesse um livro escrito por Enoque, só se tivesse sido levado para arca para poder ser preservado e a Bíblia não fala nada sobre isso, então (3) era muito difícil, por meios naturais que naquela altura, mais de quatro mil anos depois, alguém ainda guardasse o conteúdo da profecia de forma tão clara como é expressa. O mais interessante é que havia um livro de Enoque, obviamente escrito por terceiros, que realmente trazia essa profecia que foi quase que literalmente citada. Para ficar ainda mais intrigante, ainda mais para uma carta tão pequena conter outra referência extrabíblica, ele cita o conflito entre Miguel e Satanás pelo corpo de Moisés. também extraído de um deuterocanônico conhecido como Assunção de Moisés. Nesse caso específico, junto com os poemos gregos, ainda temos acesso à eles, não foram perdidos como os outros livros já mencionados.

### O canôn bíblica precisa ser alterado?

Seguindo o exemplo dos poemas gregos e dos livros de Enoque e Assunção de Moisés, a resposta é: não, não podemos alterar a cânon mesmo que encontremos as originais e cópias autênticas das cartas de Paulo ou escritos dos profetas do Antigo Testamento.

Confiando na providência divina, Ele preservou exatamente o que Seu povo precisa para conhecê-Lo da forma como Ele desejou se revelar. Qualquer outro escrito, antigo ou atual, citado pela Bíblia ou não, não deve ser acrescentado. Ainda que realmente Deus tenha inspirado outros conteúdos e pedido para que os profetas falassem ou escrevessem, não foi para ter a função do Livro de Deus, mas para uma outra função pontual.

Apenas como curiosidade, livros deuterocanônicos dos Macabeus trazem a instituição de uma festa judaica que não conta nas Escrituras canônicas, o Hanuka ou Festa das Luzes, e Jesus participava dessas festividades junto com todo o povo. Ele não desprezava a cerimônica porque está escrito em fontes extrabíblicas até porque era uma boa oportunidade para ensinar as pessoas sobre o Reino de Deus, onde elas estavam reunidas e abertas às coisas espirituais.

Seria muito interessante conhecer as outras cartas e livros. Para quem tem vontade de ler o livro de Enoque e da Assunção de Moisés, apenas base histórica, eles estão disponíveis totalmente traduzidos em português. Possivelmente você se beneficiaria da leitura deles como você faria de um bom livro cristão da atualidade, mas eles não possuem o "peso" das Escrituras canônicas.

E ai? Lembrou de outro livro ou referência?
Author Public Key
npub1ymxlmrd2yd59g7x4uejzsgmn4xlglu0schl39m2mjx5nzfzl2hcs73hn6g