Um traidor me lidera?
É com grande preocupação que escrevemos este artigo.
As evidências de uma sabotagem direta da força americana é sem precedentes, nossa organização apoiou sumariamente a eleição do Presidente Americano Donald Trump, mas ressalva os que nosso apoio inicial foi a Republicana Nikki Haley, após sua desistência apoiamos o então candidato Trump, pois, por ideologia é o certo a se fazer.
Porém, apoio cego é algo destinado a gado, logo vamos aos fatos que nos preocupam.
Não podemos acusar diretamente Trump pelas atitudes de sua gestão, pois há várias decisões que são de sua equipe e nao diretamente do mesmo, e também o mesmo decide de acordo com as informações que lhe são dadas.
A grande preocupação é com a sumaria sabotagem na defesa dos EUA.
Aniquilação de excelentes técnicos de segurança cibernética, recentemente o núcleo técnico da segurança cibernética americana foi demitida. Isso não seria um problema, se as vagas fossem preenchidas por outros técnicos de qualidade, porém não foi o caso, foram colocadas figuras políticas no local e que simplesmente não conhecem nem o básico de tecnologia. Diversos setores importantes foram literalmente eliminados, chegando ao ponto de diversas bases de dados importantes não terem um administrador de sistemas para mantê-los, sem pessoas com credenciais necessárias para manter a segurança. (Isso não tem nada haver com o DOGE, não foram ações deste departamento).
Culminando na demissão do general responsável pela NSA. Após isso, foram detectados por parceiros OTAN diversos vazamentos de dados para a Rússia. O departamento de cyber segurança da Italia e da Turquia detectaram que processos de segurança de informações criticas da OTAN não estavam sendo seguidos pelos novos "técnicos" norteamericanos designados, e que os mesmos não se importavam vom a segurança, mesmo sendo parte da equipe que devia manter ela. Mas porquê não está ocorrendo um alarde? Simples, quem reclama é considerado traidor, e essa devoção é um problema.
Aquela máxima: "Cerque-se de bajuladores e será o seu fim."
A ciber segurança americana está trocando bons técnicos por bajuladores.
Sabotagem no setor de armas complexas
Armas complexas e sistemas de defesa necessitam de sincronização de informações para serem realmente precisas, porém, o setor de defesa tem enfrentado um desmanche técnico também neste setor informacional, afetando diretamente projetos em andamento.
Pressão e abandono de aliados
Alfinetar aliados faz parte do jogo, sabotagem não. A pressão para que aliados se armem, tomem atitudes é necessária, mas o que estamos vendo é uma destruição da OTAN, afetando diretamente a confiança de que os EUA irão ajudar em caso de agressão externa. Isso é muito grave, pois manter a coesão de aliados é algo muito sensível, e geopolítica não pode ser tratada como "negócios de uma empresa", guerra afeta milhões de pessoas, e é necessário prudência.
A situação com a Ucrânia é preocupante, pois confiar em Putin é como se sujar com sangue e pular em um tanque de tubarões.
Afastamento ideológico
A equipe de Trump parece em muitas ocasiões mais a um governo socialista populista a um governo Republicano, isso é visível em diversas decisões recentes, aos quais se formos entrarmos em detalhes escreveremos uma biblia.
Quanto ao futuro
Futurologia é a ciência de charlatões, então o que podemos dizer é que o caminho não é bom, mas pode sim trazer resultados inesperados. Apoio sim, apoio cego não.
- Carlos David Rodrigues
Presidente da ODI Brasil
Tags: #Trump #Sabotagem #Geopolítica #Putin #Ucrania #Vance