Mises Dev on Nostr: Você conhece o nostr, e então agora que você ver as possibilidades, quer ...
Você conhece o nostr, e então agora que você ver as possibilidades, quer compartilhar com o máximo de pessoas, "usem o Nostr".
Na minha visão, crescer lentamente é da natureza do Nostr e da maioria dos protocolos descentralizados, você fala para um norm "use o Nostr" e o norm logo pensa que é algo super de nerd, ou que não é pra ele, e vejo isso como a natureza das coisas se impondo.
Se o Nostr, crescer rápido demais, é possível que não exista Nostr nos meses seguintes. Pense comigo, se amanhã 5 milhões de pessoas começarem a utilizar o Nostr, oque acontece com os relays? e para os números de redes sociais hoje, 15 mi é um número infimo. Mas imagine que você roda um relay, em sua máquina com 8 GB de ram e 250 GB de disco, com 500k pessoas enviando eventos e listando, em quando tempo acha que precisará de 16GB de ram de 10 TB de disco?
Pois é, é da natureza desse protocolo, crescer letamente, com pessoas rodando relays, e no final da Jornada comunidades rodarem relays em suas bolhas ou equivalente tribos.
Perceba que também não existe o incentivo financeiro para crescer rápido. Vou lhe contar uma história, nos anos 2.000, se você criasse um site qualquer e falasse que seria o site onde todos iriam pedir comida, na semana seguinte você estaria milhonário. Então, existiu um incentivo financeiro brutal para a internet crescer da forma que cresceu até se tornar oque é hoje.
No Nostr, não temos esse incentivo, não existe dinheiro de investidor, existem apenas uns poucos desenvolvedores dispostos a fazer aquilo que gostariam que existisse, esse é o mundo open source. Você usa vários clientes e nehum é compleo, e você tem vários problemas, não é notificado direito, as vezes não ver notas de algumas pessoas e etc. Veja, não existe um departamento de marketing desses clientes para dissemina-los, não existe uma equipe de desenvolvedores pagos para melhorá-lo, testa-lo, e mantê-lo funcionando, não existem testers ou um departamento de UX dedicando suas carreiras a tornar os clientes bonitos e fáceis, eu poderia escrever um livro demonstrando as diferenças e os incentivos kkk
Então, se você está lendo esse texto, contribua. Dê feedback para os desenvolvedores, entre no github e abra issues debatendo melhorias, e não estou falando em melhorias técnicas, considere a aba de issues um canal de suporte do usuário. E você desenvolvedor, baixe o projeto, estude o protocolo, leia as issues e contribua, se você como eu e outros está disposto a construir oque você quer que existe, ou fazer as melhorias que você deseja.
Todos nós estamos acostumados a sentar e chorar, no mundo fiat e alguém te dá oque você pediu. No mundo fiat estamos acostumados a resolver tudo de forma passíva, aqui, você só resolve as coisas de forma ativa, não seja um bebê choram que fica reclamando e pedindo para resolverem o seu problema, vá lá e faça. Colabore sempre que possível.
Published at
2024-10-09 22:06:13Event JSON
{
"id": "756744ffb06f921bf7f34f0e7ca2e12ddb6116585f2343d28ed1d0be8ceedc41",
"pubkey": "55472e9c01f37a35f6032b9b78dade386e6e4c57d80fd1d0646abb39280e5e27",
"created_at": 1728511573,
"kind": 1,
"tags": [],
"content": "Você conhece o nostr, e então agora que você ver as possibilidades, quer compartilhar com o máximo de pessoas, \"usem o Nostr\". \n\nNa minha visão, crescer lentamente é da natureza do Nostr e da maioria dos protocolos descentralizados, você fala para um norm \"use o Nostr\" e o norm logo pensa que é algo super de nerd, ou que não é pra ele, e vejo isso como a natureza das coisas se impondo.\n\nSe o Nostr, crescer rápido demais, é possível que não exista Nostr nos meses seguintes. Pense comigo, se amanhã 5 milhões de pessoas começarem a utilizar o Nostr, oque acontece com os relays? e para os números de redes sociais hoje, 15 mi é um número infimo. Mas imagine que você roda um relay, em sua máquina com 8 GB de ram e 250 GB de disco, com 500k pessoas enviando eventos e listando, em quando tempo acha que precisará de 16GB de ram de 10 TB de disco?\n\nPois é, é da natureza desse protocolo, crescer letamente, com pessoas rodando relays, e no final da Jornada comunidades rodarem relays em suas bolhas ou equivalente tribos.\n\nPerceba que também não existe o incentivo financeiro para crescer rápido. Vou lhe contar uma história, nos anos 2.000, se você criasse um site qualquer e falasse que seria o site onde todos iriam pedir comida, na semana seguinte você estaria milhonário. Então, existiu um incentivo financeiro brutal para a internet crescer da forma que cresceu até se tornar oque é hoje.\n\nNo Nostr, não temos esse incentivo, não existe dinheiro de investidor, existem apenas uns poucos desenvolvedores dispostos a fazer aquilo que gostariam que existisse, esse é o mundo open source. Você usa vários clientes e nehum é compleo, e você tem vários problemas, não é notificado direito, as vezes não ver notas de algumas pessoas e etc. Veja, não existe um departamento de marketing desses clientes para dissemina-los, não existe uma equipe de desenvolvedores pagos para melhorá-lo, testa-lo, e mantê-lo funcionando, não existem testers ou um departamento de UX dedicando suas carreiras a tornar os clientes bonitos e fáceis, eu poderia escrever um livro demonstrando as diferenças e os incentivos kkk\n\nEntão, se você está lendo esse texto, contribua. Dê feedback para os desenvolvedores, entre no github e abra issues debatendo melhorias, e não estou falando em melhorias técnicas, considere a aba de issues um canal de suporte do usuário. E você desenvolvedor, baixe o projeto, estude o protocolo, leia as issues e contribua, se você como eu e outros está disposto a construir oque você quer que existe, ou fazer as melhorias que você deseja. \n\nTodos nós estamos acostumados a sentar e chorar, no mundo fiat e alguém te dá oque você pediu. No mundo fiat estamos acostumados a resolver tudo de forma passíva, aqui, você só resolve as coisas de forma ativa, não seja um bebê choram que fica reclamando e pedindo para resolverem o seu problema, vá lá e faça. Colabore sempre que possível.",
"sig": "e270f84b7cac1361910f00d2b8489ce01cbe5f3da90c914a0ff024cd7e2b04fcde02b1ee78da3f0eb047207b03c16b94adb738b32028919282cbee6a9aa3aea9"
}