Why Nostr? What is Njump?
2024-08-08 06:52:46
in reply to

Vinicius on Nostr: Não acompanhei o debate todo, mas só o final. O Bitcoin não precisa de lastro, ele ...

Não acompanhei o debate todo, mas só o final. O Bitcoin não precisa de lastro, ele acabará após as 21 milhões unidades serem mineradas e isto é garantido.
O Bitcoin já pode ser usado como moeda de troca por serviços ou o contrário, existem sites que pagam em Bitcoin pelo seu serviço e pessoas que vendem produtos em Bitcoin (Isto tem em El Salvador.) Eu também já vi o cara pagando um café com Satoshis através da Lightning e como esperado, foi instantâneo.
Daqui muitos anos, as moedas fiats vão colapsar (Veja a base monetária global) e quando isto acontecer, o Bitcoin valerá mais do que todas elas. Após isto, eu acabo de elaborar à idéia que ele será cotado em outras reservas de valor como Ouro sendo a principal delas. Talvez até dólares sintéticos. Ou com à base do sistema ficaria com trocas voluntárias que as pessoas decidem quanto cobrar ou vender igual hoje em dia, porém com moeda de verdade e nenhuma inflação determinando seus preços ou pressão de uma entidade central da qual pode determinar à inflação ou diluir mais o seu valor ou tributar. Um Bitcoin valerá sempre um Bitcoin, o que indica que ele só se vale dele mesmo. Ele também poderá ser lastreados em itens que poderam ser "extintos" (legalmente) como a carne vermelha, gasolina, imóveis sem função social e sal ou açúcar. (Não estou me contradizendo com o começo em relação ao lastro, pois isto seria uma cotação de que ele precisa de algo para poder ser precificado, como é feito com o dólar hoje.) Porém, o seu valor é somente seu. Independente de cotação. Mesmo que não haja dólar, haverá outra coisa, e mesmo que não haja nada, o limite de 21 milhões irá continuar. E a única coisa volátil seria o valor do Bitcoin, não as coisas que ele pode pagar.

Estas são minhas três hipóteses.
Author Public Key
npub1vp6knvvs4ued98d7edk0vk7td6xwj4qthu55ujvp4p4qyxeud0msyxh3tm